Começar a aula mais tarde melhora o aprendizado
- Redação
- 24 de out. de 2018
- 2 min de leitura

Crianças e adolescentes em fase escolar costumam ter uma reclamação recorrente: falta de concentração — e até mesmo certa apatia — em sala de aula. Um dos fatores pode ser o tempo de sono recomendado para cada faixa etária. Em 2016, a Academia Americana de Medicina do Sono revisou o tempo de sono ideal por idade. Como base, foi usado um estudo multidisciplinar envolvendo 18 pesquisadores, publicado no mesmo ano pelo Sleep Health: Journal of the National Sleep Foundation, que recomenda de 9 a 11 horas para crianças de 6 a 13 anos de idade e de 8 a 9 horas para adolescentes de 14 a 16 anos. Mas, como garantir esse tempo em uma rotina que envolve acordar cedo para ir à escola?
Uma das soluções possíveis é atrasar o horário do início das aulas. Desde o ano passado, o Colégio CPV, escola da zona Sul de São Paulo, aderiu ao período semi-integral praticado em países como Canadá e Estados Unidos, com horário de entrada às 8h da manhã.
"Houve um cuidado devido ao impacto na rotina das famílias”, comenta o Diretor Pedagógico, Flávio Antonietto. Os resultados, no entanto, mostram que a escolha foi acertada. “Notamos que as crianças estão mais despertas e participativas”, diz.
A mudança tem respaldo científico. O neurocientista Fernando Louzada, coordenador do Laboratório de Cronobiologia Humana da Universidade do Paraná, que estuda as relações entre sono, aprendizagem e desempenho escolar, é um dos grandes defensores do início tardio das aulas. Em artigo publicado pela Associação Brasileira do Sono (ABS), o pesquisador sustenta que garantir o mínimo de horas dormidas e sua qualidade melhora a aprendizagem. A ABS também assumiu a posição de defensora da alteração no horário. Segundo a instituição, além de causar problemas de saúde, a restrição de sono reduz a atenção durante as aulas e compromete a consolidação do aprendizado.
Horário ampliado
Mudar o horário de entrada significou, também, alterar a distribuição de aulas ao longo do dia. No Colégio CPV, o Ensino Fundamental II tem aulas de segunda a quinta das 8h às 15h30 e sexta das 8h às 12h15. Com uma carga maior, o Ensino Médio vai de segunda a quinta das 8h às 16h15 e sexta das 8h às 13h.
Além das disciplinas exigidas pela Base Nacional Comum Curricular, os alunos têm aulas de Competências Socioemocionais, Atualidades, Empreendedorismo e Code School incluídas no currículo. Nas aulas de Inglês, os alunos são divididos por níveis de conhecimento a partir do 6º Ano e são preparados para a obtenção do Certificado de Cambridge.
Após o horário das aulas regulares, o Colégio CPV oferece uma série de atividades complementares até as 18h. “Essa é uma forma de atender às famílias que precisam deixar os filhos na escola até mais tarde, garantindo práticas que contribuam para o desenvolvmento dos alunos, de acordo com seus gostos individuais”, destaca Antonietto. A lista inclui desde Desenvolvimento de Jogos, Prática de League of Legends e Lógica de Programação até Espanhol, Teatro e Esportes, passando por apoio pedagógico, com Lição Monitorada e Pré-Enem.
SERVIÇO
CPV Unidade Portal do Morumbi
Rua Domingos Lopes da Silva,34
Tel: 11 3740-2111
www.cpv.com.br
Comments